O MR.BANINHA ADVERTE: "O Uso continuado deste blogue, causa histeria colectiva, dores no alto ventre, micoses várias, leves sintomas de Tourette, e uma incapacidade inexplicavel de pronunciar «Zingarelho» sem provocar tremuras no lábio superior..."

#Textos | Lusíadas - Extracto de versão actualizada...

I
As sarnas de barões todos inchados 
Eleitos pela plebe lusitana 
Que agora se encontram instalados 
Fazendo aquilo que lhes dá na gana 
Nos seus poleiros bem engalanados, 
Mais do que permite a decência humana, 
Olvidam-se de quanto proclamaram 
Em campanhas com que nos enganaram! 


II 
E também as jogadas habilidosas 
Daqueles tais que foram dilatando 
Contas bancárias ignominiosas, 
Do Minho ao Algarve tudo devastando, 
Guardam para si as coisas valiosas?
 Desprezam quem de fome vai chorando! 
Gritando levarei, se tiver arte, 
Esta falta de vergonha a toda a parte! 

III 
Falem da crise grega todo o ano! 
E das aflições que à Europa deram; 
Calem-se aqueles que por engano? 
Votaram no refugo que elegeram! 
Que a mim mete-me nojo o peito ufano 
De crápulas que só enriqueceram 
Com a prática de trafulhice tanta 
Que andarem à solta só me espanta. 

IV 
E vós, ninfas do Coura onde eu nado 
Por quem sempre senti carinho ardente 
Não me deixeis agora abandonado 
E concedei engenho à minha mente, 
De modo a que possa, convosco ao lado, 
Desmascarar de forma eloquente 
Aqueles que já têm no seu gene 
A besta horrível do poder perene!

Sem comentários:

OBRIGADO PELA VISITA, E SE GOSTOU, RECOMENDE.