O MR.BANINHA ADVERTE: "O Uso continuado deste blogue, causa histeria colectiva, dores no alto ventre, micoses várias, leves sintomas de Tourette, e uma incapacidade inexplicavel de pronunciar «Zingarelho» sem provocar tremuras no lábio superior..."

NOVAS TÉCNICAS PEDAGÓGICAS...

Perante este cenário, será fácil entender-se o seguinte, a avaliação, a mando da VACA QUE NÃO RI, para os alunos em geral, será feita desta forma:

QUESTÃO PROPOSTA:
6 + 7 =
________________________________________
RESULTADO APRESENTADO PELO ALUNO:
6 + 7 = 18
________________________________________
ANÁLISE E AVALIAÇÃO DO PROFESSOR

ANÁLISE :
• A grafia do número 6 está absolutamente correcta; O mesmo se pode concluir quanto ao número 7;
• O sinal operacional + indica-nos, correctamente, que se trata de uma adição;
• Quanto ao resultado, verifica-se que o primeiro algarismo (1) está correctamente escrito e corresponde de facto ao primeiro algarismo da soma pedida.
• O segundo algarismo pode muito bem ser entendido como um três escrito simetricamente ? repare-se na simetria, considerando-se um eixo vertical!
• Assim, o aluno enriqueceu o exercício recorrendo a outros conhecimentos. A sua intenção era, portanto, boa.
AVALIAÇÃO:
Do conjunto de considerações tecidas nesta análise, podemos concluir que:
• A atitude do aluno foi positiva: ele tentou!
• Os procedimentos estão correctamente encadeados: os elementos estão dispostos pela ordem precisa.
• Nos conceitos, só se enganou (?) num dos seis elementos que formam o exercício, o que é perfeitamente negligenciável.
• Na verdade, o aluno acrescentou uma mais-valia ao exercício ao trazer para a proposta de resolução outros conceitos estudados ? as simetrias ? realçando as conexões matemáticas que sempre coexistem em qualquer exercício...
• Em consequência, podemos atribuir-lhe um "EXCELENTE" e afirmar que o aluno "PROGRIDE ADEQUADAMENTE".
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